Uma carta escrita pelo autor George R.R. Martin pode indicar como termina a série «Gerra dos Tronos». O texto, de 1993, revela o enredo original do livro «As crónicas de Gelo e Fogo». O conteúdo foi divulgado, na internet, esta quinta-feira.
 

«Espero que encontrem alguns editores tão entusiasmados em relação a tudo isto quanto eu. Sintam-se à vontade para partilhar esta carta com qualquer pessoa que queira saber o desenlace da história», lê-se no final do texto.


Um utilizador da plataforma de blogues Tumbler levou a declaração à letra e divulgou fotos do documento na internet, depois da Waterstones Books as publicar e remover do Twitter.

Ao longo de três páginas, Martin revela à editora os planos para o desenlace da série de livros, antes da publicação. Segundo a carta, apenas cinco das personagens principais terminam vivas: Tyrion Lannister, Daenerys Targaryen, Jon Snow, Arya e Bran.

Na adaptação para televisão, as ideias do autor sofreram algumas alterações, mas alguns pontos coincidem com os explicados na carta. Já na altura, o romancista planeou as mortes de Ed e Catelyn Stark.

O quinto livro da saga (na edição em inglês), «A Dança dos Dragões». foi publicado em 2011. Os próximos dois, «Os Ventos do Inverno» e «Um Sonho de Primavera», ainda não têm data de lançamento prevista. A temporada 5 da série estreia em abril, nos Estados Unidos, e as próximas duas, teoricamente, só serão produzidas depois das obras estarem completas.

Em agosto do ano passado, Martin admitiu ao The Guardian que a série está a avançar mais rápido do que a sua capacidade de escrever.
 

«Com certeza que me apanharam. Eles estão a escrever guiões de 60 folhas e eu livros de 1300 páginas (...) Não posso preocupar-me com isso. Só tenho que me preocupar com contar as histórias da melhor maneira possível», diz o autor.