O furacão Maria, o segundo de categoria 5 a atingir as Caraíbas em duas semanas, atinge esta quarta-feira as Ilhas Virgens Norte-Americanas com ventos na ordem dos 280/290 quilómetros por hora e deverá chegar a Porto Rico ainda durante esta manhã, onde milhares de pessoas já se refugiaram em abrigos.

São esperadas chuvas fortes que deverão provocar cheias e deslizamentos de terras, principalmente na zona este de Porto Rico.

A tempestade já passou por outras ilhas das Caraíbas. Os ventos fortes deixaram um rasto de destruição na ilha Dominica e há registo de pelo menos um morto à passagem pela ilha francesa de Guadalupe, nas Antilhas francesas.

O governo disponibilizou cerca de 500 abrigos em Porto Rico para que os cidadãos possam proteger-se do furacão, já considerado o mais forte que alguma vez atingiu a ilha.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma mensagem de apoio aos residentes de Porto Rico na conta de Twitter. Já estão garantidos fundos para ajudar nas reconstruções necessárias, após a passagem do furacão.