O Conselho Europeu que teve início esta quinta-feira em Bruxelas foi encurtado para apenas um dia, anunciou o presidente, Donald Tusk, apontando que os trabalhos ficarão concluídos esta noite.

O presidente do Conselho Europeu e ex-primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, escreveu na rede social Twitter que os líderes europeus estão agora reunidos num jantar de trabalho para discutir a situação da Ucrânia e da Rússia e que com este tema será encerrada a reunião que juntou chefes de Estado e de Governo em Bruxelas.

«Isto irá concluir o Conselho Europeu. Não iremos reunir amanhã», afirmou líder europeu, que presidiu à sua primeira cimeira europeia.

Esta reunião, que estava inicialmente prevista para decorrer hoje e sexta-feira, serve sobretudo para discutir o plano de investimentos da nova Comissão Europeia, que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros nos próximos três anos, através de dinheiro público e sobretudo privado.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, está a participar na cimeira e deverá falar aos jornalistas no final do encontro, acrescenta a Lusa.