O grupo Al-Qaïda no Magrebe Islâmico (Aqmi) difundiu esta segunda-feira um vídeo em que surgem o refém francês Serge Lazarevic e o holandês Sjaak Rijke, anunciou o centro norte-americano de vigilância dos sítios jihadistas na Internet (SITE).

O refém francês, raptado em novembro de 2011, não dá nenhuma indicação da data em que o vídeo foi filmado, mas o refém holandês fala de um registo feito a 26 de setembro, que seria o seu milésimo dia de detenção, segundo o SITE.

 


Neste curto vídeo, filmado no interior de uma carrinha de caixa aberta, Serge Lazarevic, de barba e com roubas tradicionais tuaregues, fala em francês e diz estar doente.
 


O vídeo foi «autenticado» e constitui «uma prova de vida recente que era aguardada há muito», anunciou a presidência francesa.

«O Presidente da República está em contacto permanente com as autoridades dos países da região para utilizar todas as formas de diálogo que permitam obter a libertação do refém», raptado no Mali em 2011, escreve a presidência francesa num comunicado.