A candidatura de António José Seguro apresentou uma queixa, este domingo de manhã, contra a de António Costa. Em causa, está o alegado envio, durante o período de votações, de uma mensagem de telemóvel aos militantes a apelar ao voto na sua candidatura.

A queixa é assinada por João Proença, diretor de campanha de Seguro, e é dirigida ao presidente da Comissão Eleitoral, Jorge Coelho.

O texto da queixa refere que, em 40 anos de democracia, nunca se assistiu a uma violação tão grosseira das regras democráticas e que, com esta atitude, António Costa mancha o processo eleitoral.

A candidatura de António Costa já respondeu a esta acusação. Diz que se tratou de um lapso que foi corrigido e que a mensagem de telemóvel não chegou a 5% do universo eleitoral.

A Comissão Eleitoral para as primárias do PS deliberou, entretanto, que as candidaturas devem «abster-se de utilizar quaisquer meios de comunicação eletrónica» durante o dia da votação, na sequência de uma queixa de António José Seguro contra António Costa.

«Nestes termos, deve a candidatura de António Costa cessar, com efeitos imediatos, o envio de mensagens SMS durante o dia do ato eleitoral (...) A deliberação referida no número anterior foi comunicada ao representante da candidatura de António Costa na Comissão Eleitoral, tendo o mesmo assegurado que o envio de mensagens SMS foi imediatamente cessado e que o mesmo se tratou de um erro processual», refere um comunicado da Comissão Eleitoral.

Este órgão, presidido pelo socialista Jorge Coelho, entende que as candidaturas devem «abster-se de utilizar quaisquer meios de comunicação eletrónica, nomeadamente chamadas telefónicas, SMS, emails, para fins de marketing político durante o dia do ato eleitoral, sob pena de as mesmas poderem influenciar, ainda que indiretamente, o sentido de voto».

De acordo com o comunicado da Comissão Eleitoral, que cita a reclamação da candidatura de António José Seguro, a mensagem da candidatura de António Costa tinha o seguinte teor: «Hoje não deixe de votar. O PS precisa do seu apoio. Se tiver dúvidas onde vota, ligue 808303001. Conto consigo. António Costa».

Cerca de 250 mil simpatizantes e militantes socialistas escolhem, este domingo, entre o secretário-geral António José Seguro e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, o candidato do PS a primeiro-ministro nas próximas eleições legislativas.