Se fosse vivo, Bob Marley teria completado, esta sexta-feira (6), 70 anos. Para assinalar a data, a família lançou uma iniciativa solidária inspirada no tema do músico jamaicano, «One Love». A campanha, intitulada #Share1Love, tem como objetivo gravar e partilhar um vídeo que mostre o amor pelos outros nas redes sociais, honrando assim a visão do cantor sobre um amanhã melhor.

«A mensagem universal do meu pai sobre o amor, paz e união, continua a transcender fronteiras, culturas e gerações. #Share1Love é uma extensão da sua visão, incentivando as pessoas a se unir através da positividade e esperança e retribuir àqueles que passam necessidades», afirma Cedella Marley no site oficial do cantor.

Ao participar nessa ação, estará a contribuir com um dólar (87 cêntimos) para a Charity:Water, uma instituição sem fins lucrativos que proporciona água potável às pessoas que vivem em países em desenvolvimento.

Para isso, é necessário que os participantes partilhem vídeos deles mesmos a mostrar «como partilham amor e bondade» e identifiquem: Bob Marley, #Share1Love, #Marley70 e três amigos, encorajando-os a fazer o mesmo.

Para comemorar a efeméride, a família fez uma parceria com Digicel para levar às pessoas da Jamaica e de todo o mundo um concerto de Reggae gratuito com apresentações dos filhos de Bob Marley, Tarrus Riley, Cocoa Team, Freddie McGregor, Marcia Griffiths, I-Octane, Capleton, Judy Mowatt, Jermaine Edwards e outros. O concerto realiza-se sábado, dia 7 de fevereiro, em Kingston Waterfront, na Jamaica, e será também transmitido online em direto.

Recorde-se que Bob Marley morreu em maio de 1981, aos 36 anos, vítima de cancro de pele.