O euro caiu esta terça-feira face ao dólar, quebrando a barreira dos 1,35 dólares, depois da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia terem fixado até quinta-feira o prazo para apresentação de uma lista de possíveis sanções económicas à Rússia.

Cerca das 19:00, hora de Lisboa, o euro negociava a 1,3469 dólares, quando na segunda-feira sensivelmente à mesma hora seguia a 1,3521 dólares.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia pediram esta terça-feira à Comissão Europeia e aos Serviços de Ação Externa para apresentarem até quinta-feira uma proposta de possíveis sanções económicas à Rússia, por causa da crise ucraniana.

Os 28 países pedem ao Executivo comunitário e à chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, para entregarem as propostas no dia 24, apesar da aprovação definitiva ser da responsabilidade dos líderes de cada país.

Os ministros, que debateram esta terça-feira a situação decorrente do suposto ataque contra o avião da Malaysia Airlines abatido no leste da Ucrânia, zona controlada pelos separatistas pró-russos, pediram tempo para finalizarem o trabalho preparatório sobre possíveis medidas específicas que devem ser apresentadas na quinta-feira, disseram fontes comunitárias à agência EFE.

As possíveis sanções estão enquadradas no âmbito da defesa, bens de consumo - civil e militar -, energia e serviços financeiros, disse aos jornalistas o ministro dos Negócios Estrangeiros holandês no final da reunião.

Divisas..................hoje............................segunda-feira

Euro/dólar...............1,3469...............................1,3521

Euro/libra...............0,78947.............................0,79215

Euro/iene................136,68...............................137,07

Dólar/iene...............101,48...............................101,38