Os mercados bolsistas norte-americanos abriram esta quarta-feira em terreno misto, num ambiente de receio sobre um possível ataque armado ocidental contra a Síria liderado pelos Estados Unidos.

Pelas 14:30, hora de Lisboa, o índice Dow Jones industrial caía 0,05% para 14.767,24 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq crescia 0,08% para 3.581,62 pontos.

Segundo os analistas consultados na terça-feira pela agência Efe, os investidores receiam uma eventual intervenção militar na Síria por parte de diversos países ocidentais, com os Estados Unidos à frente.

A possibilidade de um ataque militar à Síria também teve impacto no preço dos metais preciosos: o ouro atingiu o valor mais alto de três meses, enquanto o custo da prata alcançou o nível máximo em quatro meses.

O país americano tem discutido com os países aliados possíveis ataques que podem durar mais de um dia, afirmou hoje um alto responsável norte-americano.

«Nenhuma ação militar será unilateral. Irá incluir os parceiros internacionais», disse o alto funcionário norte-americano, que falou sob a condição de anonimato, em declarações aos jornalistas, escreve a Lusa.