Um guia turístico alternativo sobre o Algarve que dá a conhecer 54 locais, tradições e eventos que não constam nos guias tradicionais, é lançado na próxima semana, em Armação de Pêra, por um britânico residente na região.

«Não é só um guia turístico, tem muitos factos interessantes para quem mora em Portugal e quer conhecer aquelas vilas e aldeias, mas também revela factos interessantes que as pessoas não sabem», explicou à Lusa Karl Bradshaw-White, autor do guia, cujo lançamento está previsto para a próxima segunda-feira.

Após 25 anos a fazer férias em Portugal, o autor do guia «Algarve Travel Guide: 54 Cities/Towns/Villages» decidiu comprar casa no Algarve, mas a consulta dos guias turísticos tradicionais não se revelou eficaz, razão pela qual decidiu elaborar um guia na sua língua materna.

«A maioria cobria 10 a 15 cidades» comentou Karl Bradshaw-White, acrescentando que as informações eram muito básicas e impessoais, razão que o motivou a construir um guia sobre 54 cidades, vilas e aldeias menos publicitadas e dar a conhecer pormenores, tradições, eventos, entre outras informações.

«Há muitos eventos e festivais que não estão incluídos nos guias turísticos normais e penso que é uma oportunidade perdida para os turistas, e, se os turistas gastarem dinheiro nesses eventos é bom para a economia», contou o autor.

Ao longo de dois anos, o autor visitou, conheceu, fotografou os 54 locais da região que agora são desvendados no guia, já à venda em várias livrarias europeias, em versão inglesa, desde 30 de janeiro.

Em curso estão esforços para que o guia possa ser comercializado nos Estados Unidos da América e em versão digital. Uma versão portuguesa também está a ser analisada, observou.