A chanceler alemã, Angela Merkel, enviou uma carta ao líder do Syriza, Alexis Stripas, a felicitá-lo pela sua vitória nas eleições legislativas de domingo, que decorreram na Grécia.
 
Numa carta, agora tornada pública pelo governo alemão, Merkel dá os parabéns a Tsipras, mas lembra que os tempos que a Grécia e a Europa atravessam ainda fazem soar muitos alarmes.
 

«Pelo seu mandato como primeiro-ministro da República Helénica quero felicitá-lo. Vem assumir este cargo numa altura difícil, na qual enfrenta uma grande responsabilidade», lê-se na curta carta enviada por Merkel a Tsipras.

 

E prossegue: «espero que a colaboração entre países venha fortalecer a tradicional boa e profunda amizade entre os nossos povos».

 

«Para o seu futuro trabalho como primeiro-ministro, desejo-lhe toda a força e sucesso», conclui a carta.

 
Ainda na segunda-feira, em reação ao resultado das eleições, a porta-voz de Merkel, fez saber que a chanceler alemã espera que o novo governo grego cumpra os seus compromissos com os credores internacionais
 
Recorde-se que o partido antiausteridade de esquerda Syriza, de Alexis Tsipras, obteve uma clara vitória nas eleições de domingo na Grécia com 36,34%, embora a dois deputados da maioria absoluta no parlamento, segundo números oficiais relativos ao escrutínio de 99,8% dos votos. 

Também ontem, o líder do partido Gregos Independentes (direita nacionalista), Panos Kammenos, anunciou uma coligação de governo com o Syriza. 

Ambas as formações são contrárias às políticas de austeridade impostas pelos credores internacionais (UE, BCE e FMI) à Grécia.

Clique aqui para ler a carta.