Há duas semanas que os clientes das operadoras nacionais de comunicações estão a receber chamadas internacionais de números desconhecidos nos seus telemóveis. Deco e Polícia Judiciária admitem que se trate de mais um caso de burla dos consumidores.

Segundo o  DN/Dinheiro Vivo, o esquema é simples: dão dois toques à espera que ligue de volta e, se o fizer, ser-lhe-á cobrado o valor de uma chamada internacional que, dependendo do destino, poderá oscilar entre 5 a 6 cêntimos por minuto. Polónia, Tunísia e Mónaco são alguns dos países de origem deste esquema que tem afetado dezenas ou centenas de clientes de todas as operadoras em Portugal.

Nas últimas duas semanas, os alertas dos clientes têm chegado aos centros de apoio da MEO, da NOS e da Vodafone. As operadoras estão a recomendar a não devolução das chamadas. "Temos recebido contactos de clientes a relatarem esta situação. O que temos feito é alertar os clientes para o risco de devolverem chamadas internacionais para números que desconhecem", explicou fonte oficial da Vodafone ao DN/Dinheiro Vivo.

À Deco ainda não chegaram queixas dos consumidores.