Portugal foi o país da Europa onde a venda de automóveis novos mais aumentou em fevereiro face ao mesmo mês do ano passado, tendo-se registado um crescimento de 40,2%, anunciou hoje a associação europeia ACEA.

De acordo com a Associação de Construtores Automóveis da Europa (ACEA), foram vendidos 10.541 automóveis em Portugal em fevereiro passado, ou seja, cerca de mais três mil do que no mesmo mês de 2013.

Já em janeiro Portugal apresentava um dos maiores

crescimentos da Europa, ficando em segundo lugar a seguir à Irlanda. Nos dois primeiros meses do ano, o aumento de vendas de carros novos foi de 36,2%.

No mês passado, o segundo lugar foi ocupado pela Lituânia, com um aumento de 40,1%, e o terceiro pela Polónia, com um crescimento de 35,2%.

No conjunto da União Europeia, o aumento dos registos de matrículas novas ficou-se pelos 8% face a fevereiro do ano passado, sendo que esse foi o sexto mês consecutivo de subidas.

No total, foram vendidos 861.058 novos automóveis no mês passado nos 27 países da União Europeia (com exceção de Malta).

Em termos de grupos automóveis, a alemã Volkswagen vendeu mais 8%, as francesas Renault e PSA Citroen aumentaram 11,7% e 3,6%, respetivamente, as norte-americanas General Motors e Ford cresceram 12,6% e 12,2% e a japonesa Toyota aumentou 16,2%.