O negociante de jóias indiano Savjibaha Dholakia, presidente da empresa Hari Krishna Exportações, presenteou no sábado 1.200 trabalhadores com apartamentos, carros e jóias como recompensa pelo trabalho na empresa, numa cerimónia pública.

Os presentes, que abrangeram as mulheres dos trabalhadores, fazem parte do programa de lealdade da empresa de Savjibhai Dholakia e valeram um total de 50 mil milhões de rupias (638,7 milhões de euros).

«Eles sacrificaram a vida das suas famílias pelo progresso da firma e portanto, merecem a recompensa», disse Dholakia.

As recompensas foram entregues durante o festival das Luzes, Diwali, durante o qual a maior parte dos empregados recebe algum tipo de presente dos seus patrões, normalmente, caixas de doces indianos.

Os prémios do programa de lealdade de Dholakia, no qual os empregados ganham pontos em 25 critérios há cinco anos, alcançaram, este ano, níveis mais altos.

«Demos apartamentos a 207 empregados, carros a 491 e jóias a 500», anunciou Dholakia.

«Os apartamentos foram dados a quem não tinha casa própria», acrescentou o presidente da empresa, enquanto os carros foram dados aos trabalhadores que já tinham casa.

As jóias, no valor máximo de 4.588 euros, foram dadas a alguns empregados como presente para as suas esposas porque, como disse Dholakia, os cônjuges «também contribuíram, indiretamente, para o progresso da firma».

A empresa Hari Krishna Exportações exporta diamantes para 15 países.