Os preços das casas de luxo em Lisboa aumentaram 54% em 2013, em relação ao ano anterior, valor que terá sido influenciado pelas compras para obtenção de Golden Visa, foi hoje anunciado.

De acordo com dados do Sistema de Informação Residencial (SIR) para a Área Metropolitana de Lisboa, hoje divulgados pela Confidencial Imobiliário, «os preços médios de venda das casas da gama mais alta do mercado de Lisboa subiram 54% em 2013 face ao ano anterior, atingindo os 4.266 euros por metro quadrado».

A Confidencial Imobiliário, entidade especializada na produção de estatísticas sobre o mercado residência, acredita que estes números «terão sido influenciados pelas compras para efeitos de Golden Visa, mecanismo que dá direitos de residência em Portugal a quem fizer investimentos imobiliários a partir de 500 mil euros, já que foi notório em apenas algumas zonas da cidade, nomeadamente as mais caras e que têm registado maior procura por parte de compradores estrangeiros».

O Parque das Nações e a Baixa são as zonas onde foram vendidas mais casas de luxo, «com os preços médios de venda no segmento mais alto do mercado a atingirem perto de 6 mil e 6.800 euros por metro quadrado, respetivamente».

Na zona que acolheu a Expo¿98, «uma das localizações de investimento em imobiliário de luxo preferida pelos estrangeiros, especialmente chineses», este valor aumentou 78% relativamente a 2012.

Já na Baixa, «que tem sido objeto de procura para edifícios reabilitados», a subida de preços na gama alta tem-se verificado desde 2012, «sendo 2013 um ano de consolidação e não de crescimento exponencial».

Em 2013, em Lisboa, o preço de venda das casas no geral foi, em média, de 1.805 euros por metro quadrado, o que significa uma descida de 21% face aos valores de 2008.

O ritmo de baixa dos preços de venda de casas em Lisboa «tem vindo a abrandar, especialmente desde 2011». «A queda anual registada em 2013 foi de 3,2%, quando em 2011 havia sido de 6,2% e de 5,4% em 2012», refere o comunicado hoje divulgado.

O SIR é uma base de dados desenvolvida e gerida pela Confidencial Imobiliário, que trata informação das vendas de habitação das principais imobiliárias a nível nacional, produzindo estatísticas sobre preços efetivos de venda.