O Governo estima que Lisboa possa vir a acolher 750 mil turistas de cruzeiros por ano e indica que estão a ser feitos investimentos nos portos.

"Estamos a investir, em parceria com os portos de Lisboa e também com a Administração Pecuária de Leixões, nas infraestruturas de terminais de cruzeiros, que permitem a estes destinos, nomeadamente o de Lisboa, crescer nos próximos anos. A expectativa que temos é que Lisboa possa acolher 750 mil turistas de cruzeiros nos próximos cinco anos, por ano", afirmou o ministro da Economia, Pires de Lima, aos jornalistas.


O Porto de Lisboa recebeu cerca de 194 mil passageiros de cruzeiro durante os primeiros seis meses deste ano, o que representa um crescimento de 9% face ao mesmo período do ano passado.
 
Segundo os dados avançados pelo Diário Económico, os passageiros desembarcados no Porto de Lisboa cresceram 60%, para mais de nove mil no último semestre.
 
Mas a grande ‘fatia’ de passageiros de navios de cruzeiro na capital continua, no entanto, a ser composta pelos passageiros em trânsito, que também cresceram 7%, de 165 mil para cerca de 176 mil.
 
No ano passado, o Porto de Lisboa registou cerca de 500 mil passageiros de navios de cruzeiro, o que representa uma quebra de cerca de 10% face ao ano precedente, uma exceção numa rota ascendente que se consolidava desde 2010.
 
Para este ano, está prevista uma recuperação, para cerca de 516 mil passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa.