O prazo para os trabalhadores dependentes e pensionistas entregarem as declarações de IRS relativas aos rendimentos de 2013 através da internet termina hoje.

Os trabalhadores dependentes e os pensionistas que optaram por fazer a entrega da declaração do IRS através da internet têm até hoje para entregar as declarações de rendimentos de 2013 relativas às categorias A (salários e pensões) e H (em que se declaram as deduções e benefícios fiscais, como as despesas de saúde e educação, por exemplo).

Também os trabalhadores independentes (os chamados recibos verdes) que optaram por fazer a entrega da declaração de IRS em papel têm até hoje para declarar os rendimentos relativos a outras categorias (além das A e H).

O prazo para os trabalhadores independentes apresentarem as suas declarações de rendimentos de 2013 através da internet começa no dia 01 de maio e termina no último dia desse mês.

Na terça-feira, o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) denunciou à Lusa que os contribuintes não estão a conseguir entregar as declarações de IRS no Portal das Finanças, porque «o sistema não funciona».

Domingues de Azevedo disse que se trata de «um problema literalmente de laxismo por parte do Governo, porque tem espaço [no Portal das Finanças] para andar a pôr para lá sorteios de faturas e emissões de faturas e não sei quê», mas, «quando chega a hora da entrega das declarações, o sistema não funciona».

De acordo com Domingues de Azevedo, o facto de haver «uma afluência maior» ao Portal das Finanças nos últimos dias do prazo para entregar a declaração de rendimentos de 2013 pela internet no caso dos rendimentos das categorias A e H faz com que «as pessoas não consigam entregar as declarações».

Questionada pela Lusa, fonte do Ministério das Finanças afirmou, no entanto, que, «de acordo com informações da Autoridade Tributária e Aduaneira, o Portal das Finanças está operacional».