As duas empresas de papel Altri e The Navigator anunciaram que vão doar um milhão de euros para apoiar as vítimas dos incêndios que afetaram os concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.

A Navigator e a Altri decidiram contribuir com um milhão de euros, dos quais meio milhão de euros serão destinados ao fundo especial de apoio às organizações da sociedade civil da região de Pedrógão Grande, constituído pela Fundação Calouste Gulbenkian”

Num comunicado conjunto, as duas empresas florestais indicam que decidiram investir, adicionalmente, meio milhão de euros na recuperação de encostas, linhas de água e infraestruturas florestais, nas zonas afetadas pelos incêndios.

O plano técnico tem 12 ações e prevê ainda apoio especializado das suas equipas.

O fogo que deflagrou no sábado em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pêra, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.