O antigo ministro das Finanças do PS Teixeira dos Santos e a atual titular da pasta, Maria Luís Albuquerque, vão ser ouvidos na quarta-feira na comissão inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

De acordo com indicação dada à agência Lusa por fonte parlamentar, a audição de Teixeira dos Santos decorrerá às 09:00 de quarta-feira e a de Maria Luís Albuquerque será às 15:00.

A comissão parlamentar de inquérito parlamentar à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) arranca na segunda-feira com três audições: de manhã, pelas 09:00, será ouvido o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, às 15:00 estará na comissão o vice-governador Pedro Duarte Neves e às 18:00 é escutado o vice-governador José Ramalho, também presidente do Fundo de Resolução bancário.

Para terça-feira estão marcadas duas audições: às 09:00 é ouvido o presidente do Instituto de Seguros, José Almaça, e às 15:00 será a vez de Carlos Tavares, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), ser inquirido na comissão.

A comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) arranca na segunda-feira e no total serão ouvidas cerca de 130 personalidades ligadas direta ou indiretamente ao assunto.

A comissão foi proposta pelo PCP e aprovada por unanimidade dos partidos.

No total, o PSD tem sete deputados efetivos na comissão de inquérito, incluindo o presidente, Fernando Negrão, o PS tem cinco parlamentares, PCP e CDS dois e o BE um.