O conselheiro delegado da Volkswagen, Martin Winterkorn, disse domingo nos Estados Unidos que a empresa europeia vai investir o equivalente a 5.120 milhões de euros na América do Norte durante os próximos cinco anos para multiplicar as vendas nos Estados Unidos.

Martin Winterkorn explicou que o objetivo do fabricante alemão nos Estados Unidos é vender em 2018 um milhão de automóveis por ano das marcas Volkswagen e Audi, escreve a Lusa.

«Como grupo investiremos mais de 7.000 milhões de dólares (5.120 milhões de euros) na América do Norte nos próximos cinco anos», disse o mesmo responsável ao falar em Detroit pouco antes da abertura do Salão Internacional Automóvel da cidade.

O desafio de vendas em 2018 é, segundo Martin Winterkorn, encarado com «confiança, total compromisso e perseverança necessária».

Em 2013, o grupo Volkswagen, que integra a Volkswagen, Audi, Porsche, Bentley, Bugatti e a Lamborghini, vendeu mais de 600.000 veículos nos Estados Unidos apesar de fracos resultados da Volkswagen e num ano impulsionado pela Audi e pela Porsche.

Ainda em 2014, o fabricante irá lançar os modelos Audi Q3 e A3 e vai abrir a sua fábrica na localidade mexicana de São José de Chiapa.

Uma das peças-chave da estratégia da companhia alemã é o lançamento de um todo-o-terreno urbano de tamanho médio nos Estados Unidos.