A transportadora aérea norte-americana US Airways anunciou na segunda-feira que vai começar a fazer voos entre Charlotte, no Estado da Carolina do Norte, e Lisboa, a partir de 22 de maio, até ao outono.

A ligação a Lisboa é uma das quatro novas conexões transatlânticas anunciadas, que incluem também Barcelona, Manchester e Bruxelas.

À semelhança de Lisboa, também os voos para Barcelona e Manchester vão começar em 22 de maio, enquanto a ligação com Bruxelas só começa em 05 de junho, adiantou a empresa, em comunicado.

As ligações entre a Europa e Charlotte, o hub de transporte aéreo da US Airways, vão complementar várias rotas nos EUA, como as que se iniciam em Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, destinadas à Europa.

O vice-presidente da US Airways para a Planificação, Andrew Nocella, indicou, em comunicado, que estes novos voos têm o objetivo de satisfazer o aumento da procura de quatro populares destinos europeus.

«Os serviços complementam-se com as nossas rotas internacionais em Filadélfia e dá aos consumidores dos dois lados do Atlântico acesso a vários pontos populares na Europa», pormenorizou Nocella.

A ligação diária com Barcelona, a partir de Charlotte, vai manter-se até 24 de outubro, enquanto as outras, Lisboa incluída, terminam em setembro. As ligações com Barcelona vão ser feitas com modelos Airbus A330-200, que têm mais lugares que os Boeing 757 e 767 previstos para as outras rotas.

Com os novos destinos temporais, os voos internacionais operados pela US Airways a partir de Charlotte sobem para 38, dos quais 10 para a europa e os outros 28 para Canadá, México e América Latina.

A US Airways, que tem a intenção de se fundir com a American Airlines, voa a partir de Charlotte para 145 aeroportos em 28 países.