A Inapa anunciou esta terça-feira que concluiu a compra de 100% do capital social da empresa turca de distribuição de papel Korda, uma aquisição que lhe permitirá entrar na Turquia.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Inapa refere que formalizou hoje a aquisição da Korda, «após a conclusão das condições do acordo assinado com a KHB BETEILIGUNGS GmbH (uma subsidiária da Central Nacional-Gottesman Inc.) e a KORAB INTERNATIONAL HOLDING SA, nomeadamente a aprovação pela Autoridade da Concorrência turca».

Esta compra «permitirá à Inapa entrar num dos mercados mais dinâmicos do mundo, a Turquia, tornar-se num líder neste mercado e reforçar a sua posição como distribuidor de papel no mercado internacional», lê-se no comunicado, que não refere o valor da transação.

A Inapa recorda que esta operação estava incluída no seu plano estratégico para o período 2013-2015, no qual estava inscrito como objetivo a entrada em «dois novos mercados».

Com sede em Istambul, a Korda «é uma empresa líder no setor da distribuição de papel na Turquia, focada sobretudo na indústria gráfica e que serve mais de 2.500 clientes através de infraestruturas logísticas em Istambul, Ancara, Izmir e Adana», referiu a Inapa numa informação divulgada a 12 de agosto.

No ano passado, a empresa turca registou um volume de negócios acima dos 72 milhões de liras turcas (cerca de 30 milhões de euros) e distribuiu 41 mil toneladas de papel, segundo a mesma fonte.

A Inapa é atualmente o quarto maior grupo europeu no setor da distribuição de papel, com vendas que ascendem ao milhão de toneladas.

Com a entrada na Turquia, a Inapa consolida a sua presença internacional, estando presente na Alemanha, França, Suíça, Espanha, Bélgica, Luxemburgo e Angola.

O resultado líquido do Grupo Inapa aumentou 87% para 520 mil euros entre janeiro e junho deste ano, um valor que compara com o lucro de 280 mil euros obtido no primeiro semestre de 2012.