A Blackstone adquiriu a Multi Corporation, companhia que gere 16 centros comerciais em Portugal, por um montante não revelado pelos envolvidos.

Em declarações à Lusa, o responsável da Multi Corporation em Portugal, António Matias Lopes, disse que a aquisição pela Blackstone «é um injetar de combustível muito grande naquilo que é a capacidade da empresa de fazer coisas», tendo a cotada na Bolsa de Nova Iorque um objetivo: «ser a melhor e a maior plataforma da Europa em termos de retalho».

As negociações para o negócio terão decorrido ao longo dos últimos seis meses, segundo António Matias Lopes, que referiu que, a partir de agora, a empresa deverá funcionar menos como iniciadora de novos projetos e mais como «cadeia de acrescentar valor a produtos já existentes».

O responsável da empresa em Portugal acrescentou que este processo vai gerar novas oportunidades para profissionais portugueses em termos de emprego, bem como trazer para Portugal «novas ideias».

A Blackstone foi fundada em 1985, envolvendo-se no setor imobiliário em 1991 e contando hoje com 1.800 trabalhadores em 24 países, gerindo um portfolio de ativos de 47 mil milhões de euros.

A empresa norte-americana está cotada na Bolsa de Nova Iorque desde junho de 2007.

Entre os 16 espaços geridos pela Multi Corporation em Portugal encontram-se o Almada Fórum, os Armazéns do Chiado e o Fórum Algarve.