A petrolífera nacional angolana Sonangol anunciou esta quarta-feira a descoberta de reservas de petróleo e gás natural que podem chegar a pelo menos 2,2 mil milhões de barris de petróleo equivalente nas bacias do Kwanza e Congo.

A exploração destas reservas, a confirmarem-se as estimativas, seriam suficientes para uma produção de dois milhões de barris por dia durante três anos, ajudando Angola a aumentar a produção que atualmente está nos 1,8 milhões de barris diários para a meta desejada de dois milhões por dia.

No comunicado que dá conta destas descobertas, não é anunciado o valor de petróleo e gás natural estimado para o poço Lira- 1 do bloco 15/14, na Bacia do Baixo Congo, apresentado hoje "poço comercial de gás na sequência da perfuração e descoberta do reservatório que contém gás natural e condensado".

O preço do petróleo está esta quarta-feira em queda nos mercados internacionais. Em Londres, o barril de Brent perde 1% para 44,25 dólares. Em Nova Iorque, a matéria-prima recua 1,52% para 41,53 dólares.