O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, seguia esta quarta-feira ligeiramente negativo, com a Galp e da Sonaecom a evitarem perdas maiores, num contexto de pessimismo entre as principais praças europeias.

O PSI20 seguia a recuar 0,04% para os 5.8885,50 pontos, com nove empresas a negociarem em terreno negativo, sete inalteradas e quatro em terreno negativo.

A pressionar as negociações seguiam as ações do Banif a recuar 9,09%, para 0,01 euros, seguido da Altri, que recuava 2,03% para 1,79 euros.

A Sonaecom e a Galp, por sua vez, eram as ações que mais ganhos registavam, com subidas de 3,41% e 0,96% para 1,91 e 13,12 euros.

Lisboa seguia alinhada com a tendência das principais bolsas europeias, que estão hoje a recuar, com os investidores a recearem os efeitos de uma intervenção militar norte-americana contra a Síria e a aguardarem pela reunião de política monetária do Banco Central Europeu.

A Comissão dos Assuntos Externos do Senado norte-americano elaborou na terça-feira uma proposta de resolução que autoriza uma intervenção militar na Síria durante 60 dias com uma extensão possível até 90 dias.

O prolongamento da operação militar por 30 dias além dos 60 terá de ser aprovado pelo Congresso, segundo fontes do Senado citadas pelo jornal Washington Post.

Esta resolução, que poderá ser hoje votada na Comissão dos Assuntos Externos do Senado, proíbe o envio de tropas para o terreno à exceção de pequenas missões de resgate em caso de emergência.

Os investidores estarão hoje também atentos à publicação dos dados relativos ao PIB do segundo trimestre da zona euro e conjunto da União Europeia.

Nos EUA, os fabricantes de automóveis divulgam hoje as vendas de agosto e a Reserva Federal publica o «livro bege», com informações recolhidas por um conjunto de 12 instituições financeiras.

O euro subiu hoje na abertura do mercado de divisas de Frankfurt e trocava-se a 1,3167 dólares, enquanto o barril de crude Brent para entrega em outubro abriu em baixa no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres e cotava nos 115,65 dólares, menos 0,03 face ao fecho da última sessão.