A empresa brasileira de telecomunicações Oi decidiu, na quarta-feira, pagar um dividendo de 10 cêntimos de euro (0,30 reais) por ação aos acionistas, num valor total de 168 milhões de euros (500 milhões de reais).

Em comunicado datado de quarta-feira, a empresa na qual a Portugal Telecom detém uma participação de 23,26% anunciou que o pagamento vai ser efetuado a partir de dia 11 de outubro, tendo por base a participação acionista de 27 de setembro.

As receitas operacionais da PT recuaram 7,5% até junho, face a igual período de 2012, para 3.092,4 milhões de euros, arrastadas pela desvalorização do real e quebra do mercado doméstico, anunciou a operadora nacional no mês passado.

«No primeiro semestre de 2013, as receitas consolidadas diminuíram 252 milhões de euros para 3.092 milhões de euros, refletindo principalmente o impacto da desvalorização do real brasileiro face ao euro (173 milhões de euros) e a diminuição nas receitas dos negócios de telecomunicações em Portugal (78 milhões de euros)», refere a operadora, em comunicado enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

«A maior contribuição da Oi (25 milhões de euros), excluindo o efeito cambial, foi compensada por uma menor contribuição dos outros negócios internacionais, nomeadamente da Contax e dos negócios da Africatel», adianta a empresa lidera por Henrique Granadeiro.