O petróleo continua em forte queda, mas preço da gasolina vai subir um cêntimo, a partir desta segunda-feira. Em contrapartida, o gasóleo vai descer cerca de meio cêntimo por litro. 
 
O preço da gasolina regista mais uma subida, pela segunda semana consecutiva, apesar de o petróleo estar em mínimos de 12 anos. Dada a forte queda do petróleo nos últimos dias, os consumidores esperavam descidas mais acentuadas.
 
No entanto, os preços dos combustíveis não são definidos apenas pela cotação do crude na Europa, a matéria-prima passa por um longo percurso desde a sua exploração até chegar aos postos de abastecimento. 
 
Segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio da gasolina 95 registado este domingo em Portugal Continental é de um euro e 35 cêntimos por litro. Já o litro de gasóleo custa em média um euro e oito cêntimos. 
 
Na semana passada, o Brent do mar do Norte - que serve de referência para as importações nacionais - desceu mais de 10%, cotando em mínimos de 2004. Esta segunda-feira, o Brent seguia a desvalorizar 2,62% para 32,67 dólares e, em Nova Iorque, o Light Crude 2,08% para 32,47 dólares.