O PSI-20 abriu a sessão no vermelho e segue a cair 0,37%, para os 5.465,94 pontos, em linha com as quedas ligeiras verificadas na Europa.

O setor da energia está a pressionar: a EDP derrapa 0,9%, nos 3,24 euros por ação. Já a Galp desliza 0,7%, para os 10,42 euros por ação, a seguir a tendência da queda do preço do petróleo nos mercados internacionais.

O barril de Brent, de referência para a Europa, está a cotar a 59,36 dólares, uma queda de quase 2% em relação à sessão anterior.

Os CTT lideram as perdas, ao cair 1%, com cada título a cotar a 9,58 euros.

No setor da banca, a tendência é mista: o BPI perde 0,2%, nos 1,32 euros, ainda assim com o preço dos títulos pouco abaixo da oferta de 1,33 euros, feita pelo CaixaBank no âmbito da OPA lançada à cotada esta terça-feira.

Já o BCP trava maiores quedas do índice, ao subir 0,4%, para os 0,08 euros.

Na Europa, a tendência é de queda ligeira, com os mercados de olhos postos na Grécia, quando falta apenas um dia para acabar o deadline dado pelo Eurogrupo para um acordo com a Grécia.

Atenas vai entregar esta quinta-feira um pedido de extensão do empréstimo.

Também os dados que chegam de França, que dão conta de uma inflação negativa pela primeira vez desde 2009, estão a pressionar os mercados.

Londres e Frankfurt descem 0,3% e Madrid, Paris e Milão deslizam 0,2%.