A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, afirmou esta quinta-feira que a emissão de dívida a cinco anos hoje realizada «correu muito bem» e que teve «uma procura muito satisfatória». Passos Coelho diz que «foi uma boa notícia».

Sucesso da emissão de dívida é «passo importante» para Portugal

«A emissão de dívida teve uma procura muito satisfatória, de cerca de 11 mil milhões de euros. Tanto quanto sei, o preço ainda não está finalmente definido, mas vai ser uma taxa inferior à emissão do ano passado e a comparação do spread é ainda mais favorável», afirmou hoje a governante, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

Maria Luís Albuquerque disse ainda que «a emissão foi muito bem sucedida», acrescentando que os restantes pormenores serão divulgados pelo IGCP, a agência que gere a dívida pública portuguesa.

Na mesma linha, Passos Coelho também se mostrou satisfeito com o sucesso da operação. O primeiro-ministro referiu esta tarde em Aveiro que a emissão de dívida «foi uma boa notícia».

Uma fonte envolvida na operação tinha já dito à agência Lusa que Portugal colocou 3,25 mil milhões de euros em dívida a cinco anos a uma taxa de juro perto dos 4,6%, com a procura a atingir os 11 mil milhões de euros.