A EDP anunciou esta quinta-feira em comunicado a emissão de 750 milhões de euros em obrigações a 10 anos, com uma taxa de juro de 2% e com vencimento em abril de 2025.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), nota a Lusa, a elétrica liderada por António Mexia refere que «a EDP Finance BV fixou hoje o preço de uma emissão de obrigações no montante de 750 milhões de euros com vencimento em Abril de 2025 e cupão de 2%».

Segundo a empresa, as obrigações «serão emitidas ao abrigo do programa de emissão de títulos de dívida 'Programme for the Issuance of Debt Instruments (MTN)' da EDP e EDP Finance BV e serão admitidas à cotação na Irish Stock Exchange».

Esta emissão destina-se a financiar as necessidades decorrentes da actividade normal da empresa, «permitindo alongar o seu prazo de maturidade e reforçar a flexibilidade financeira», adianta o comunicado.

Nesta transação atuaram como 'joint-bookrunners' o BBVA, BPI, CaixaBI, ING, Morgan Stanley, MUFG, RBS e SG CIB, revela o comunicado.

Na apresentação de resultados de 2014, o presidente executivo António Mexia já tinha anunciado que a EDP iria realizar uma operação deste tipo durante o primeiro semestre do ano.