O Caixa Banco de Investimento (BI) reviu em alta a recomendação do Millennium BCP para Buy de Accumulate, ajustando o número de ações do banco após a operação de aumento de capital e atribuindo um price target de 0,13 euros.

O Millennium BCP levantou 2.250 milhões de euros (ME) num cash call com robusta procura, apesar da turbulência em torno do Grupo Espírito Santo (GES) que tem penalizado as acções da banca em Portugal, tendo a procura total superado em 125,6% do montante da oferta.

«Após a apresentação dos resultados da oferta de aumento de capital, ajustámos o número de ações e também a nossa avaliação do banco, apenas com base nesse ajustamento», explicou André Rodrigues.

O analista do Caixa BI referiu «alterámos a nossa avaliação de 0,22 euros por acção para 0,13 por acção e a nossa recomendação de Accumulate para Buy, de acordo com a matriz de ratings da ESN».

Este cash call vai permitir ao BCP antecipar o reembolso de 1.850 milhões de euros de contingent convertible bonds (CoCo's), permanecendo em carteira 750 milhões, que serão reembolsados até ao início de 2016, para além de se focar na melhoria da rentabilidade até 2017.

Esta iniciativa vai permitir uma poupança de cerca de 500 milhões na margem financeira e de mais de 300 milhões no resultado líquido entre 2014-2017, face ao plano anterior de reembolso.

Após este aumento de capital e outras operações, como o impacto da recente proposta de legislação sobre os impostos diferidos ativos (DTA), prevê que o rácio core Tier I fully- implemented se fixe em 9%.