O índice de referência PSI20 desce 0,1% e contraria o movimento de recuperação na Europa, pressionado pelas descidas das energéticas e também da banca, estando os investidores de olhos postos num importante leilão de Obrigações do Tesouro em que Portugal pretende colocar até 1.000 milhões de euros, segundo analistas, de acordo com a Reuters.

De regresso à negociação, após a suspensão que decorreu durante todo o dia de ontem, as ações do BPI perdem 1,13%, depois da Santoro ter anunciado que continuam as negociações com o espanhol Caixabank sobre o BPI, mas que ainda não existe qualquer acordo.

O Caixabank é o maior acionista do BPI com 44,1% do capital, mas tem mantido uma longa 'guerra' com a Santoro de Isabel dos Santos - a segunda maior acionista com 18,6%, que tem travado as investidas do banco espanhol para controlar o segundo maior banco cotado de Portugal.

Sem acordo, a agência de notação financeira Moody's anunciou que colocou os ratings do BPI em revisão com implicações negativas dada a ausência de avanços visíveis na resolução do problema da sua exposição a Angola.

Segundo fontes conhecedoras do processo, o Caixabank e Isabel dos Santos estão na reta final de negociações para tentar fechar um acordo "complexo" no BPI, com trocas constantes de minutas entre si, mas falta ultimar cruciais pormenores financeiros, formas de pagamento e opções futuras.

Segundo estas duas fontes, caso Isabel dos Santos deixe de ser acionista do BPI, pode virar-se para o Millennium bcp BCO.LS, o maior banco privado de Portugal, e comprar uma participação.

As ações do Millennium bcp BCP.LS recuam 0,9%.

Pressão adicional das energéticas com a Galp Energia a descer 0,9%, em linha com a queda de 0,8% do barril de Brent para 41,47 dólares, e com a EDP a cair 0,7%, após um corte de preço-alvo feito pelo HSBC.

Em alta, destaque para a valorização de 0,7% da Jerónimo Martins, de 0,6% da Sonae e de 1,43% da Pharol.

A Europa recupera das quedas de ontem, num dia que foi marcado por uma série de explosões em Bruxelas, que causaram dezenas de mortos. O índice Stoxx 600 está hoje a subir 0,5% e nas bolsas, destaque para a subida de 1,5% em Atenas.