A Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal anunciou esta quinta-feira a criação da Agência de Promoção Externa que, entre outros, visa consolidar a região como um “destino turístico ímpar” no plano internacional.

“A partir de hoje, os municípios e todos os operadores públicos e privados têm uma entidade que defenderá os seus produtos turísticos no contexto internacional, o que até agora não acontecia”, refere o presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), um dos parceiros da nova agência na Assembleia Geral, em comunicado à Lusa.

Para Melchior Moreira, com a criação da Agência de Promoção Externa foi “dado um passo importante no trabalho de promoção do território Porto e Norte de Portugal”, assinalando as “potencialidades desta região” e o “empenho de todos os parceiros” em consolidar a região “como destino turístico”.

A nova agência de promoção externa conta com 30 membros fundadores, oriundos de várias áreas de atividade do setor privado e público e “o plano estratégico encontra-se já em desenvolvimento” com 2016 a marcar “o arranque, no terreno, das ações de promoção”, indica o documento.

Com sede no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, a agência tem como objetivos “a promoção dos produtos turísticos regionais e dos vários subdestinos do Porto e Norte de Portugal; a captação de turistas e visitantes nos mercados externos e a planificação e a execução de estratégias de marketing para a promoção como destino turístico”.

A nova entidade destina-se ainda à organização de feiras, exposições e congressos, à colaboração e apoio ao desenvolvimento de estudos, recolha de documentação e de informação e investigação relativamente aos produtos turísticos do Porto e Norte de Portugal.

“Os números têm-nos revelado que estamos no caminho certo e que podemos e devemos ser mais ambiciosos e partir à conquista de novos mercados”, destaca Melchior Moreira lembrando que “a aspiração não é de agora, mas concretiza-se no momento certo”.

Com a Agência de Promoção Externa, o destino Porto e Norte de Portugal, que engloba os 86 concelhos da NUT II, “salta a fronteira da Península Ibérica e vai andar pelos quatro cantos do mundo”.