Três ex-banqueiros irlandeses foram condenados a penas de prisão efetiva por uma fraude de mais de 7 mil milhões de euros, noticia o The Irish Times.

O administrador executivo do banco Anglo Irish Bank, Willie McAteer, foi condenado a três anos e meio de prisão, enquanto ao seu colega, John Bowe, foi atribuída uma pena de dois anos.

Já Denis Casey, o ex-presidente executivo da seguradira Irish Life and Permanent, foi preso por dois anos e nove meses.

Os três homens não reagiram quando as sentenças foram proferidas. Mas conferenciaram por uns minutos com seus advogados antes de ser levados para fora do tribunal através de uma porta lateral.

McAteer ainda olhou por instantes para juiz Martin Nolan, quando este confirmou que os três homens receberiam penas de prisão mas, tirando esse momento, os três ex-banqueiros estiveram a olhar para o chão durante a audiência.

Na base da condenação está o fato do tribunal ter dado como provado um esquema montado por McAteer e Bowe, antigos quadros do banco Anglo Irish Bank, e Casey, ex-presidente executivo da Irish Life and Permanent no valor de mais de 7 mil milhões de euros. O objetivo final era falsear o balanço do Anglo Irish Bank.

Os fatos remontam a 2008, quando o Anglo Irish Bank, à beira da falência, passou a dita quantia para a Irish Life and Permanent – instituição que, depois, reinvestia o dinheiro no Anglo, com esses valores a passarem a contar como depósitos de clientes para criar a perceção de maior solidez no banco.

O juiz justificou a pena de dois anos para Bowe, com o fato deste não ser membro do conselho de administração do banco. Mas apelidou as transações, feitas pelos ex-banqueiros no âmbito do processo em que foram acusados, de "desonestas, enganadoras e corruptas”.

O Anglo Irish Bank foi uma das entidades que colapsaram durante a crise bancária na Irlanda. Foi nacionalizado e os custos em que o Estado irlandês incorreu foram um dos fatores que forçaram a Irlanda a pedir o resgate financeiro.

Os três homens têm agora 28 dias para apresentarem recurso.