O primeiro-ministro e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, vai reunir-se na quinta-feira às 18:30 com a bancada parlamentar social-democrata, na Assembleia da República, disse à Lusa fonte social-democrata.

Esta reunião acontece em vésperas da entrega do Orçamento do Estado para 2014 na Assembleia da República pelo Governo PSD/CDS-PP, prevista para 15 de outubro, terça-feira.

O primeiro-ministro esteve reunido com as bancadas do PSD e do CDS-PP, na Assembleia da República, há cerca de cinco meses, a 8 de maio, dias depois de ter anunciado ao país um conjunto de medidas para reduzir estruturalmente a despesa pública, que incluíam a diminuição das pensões da Caixa Geral de Aposentações e o aumento do horário de trabalho na função pública.

A última vez que Pedro Passos Coelho esteve reunido apenas com o grupo parlamentar do PSD foi a 20 de dezembro de 2012, num convívio de Natal, ocasião em que sustentou que estava a ser ensaiado para este ano um ambiente de crispação e pediu aos sociais-democratas que promovessem a serenidade.

Antes, a 27 de outubro do ano passado, o primeiro-ministro falou aos deputados do PSD e do CDS-PP no encerramento de umas jornadas parlamentares conjuntas destes dois partidos, e deixou-lhes um apelo para que se mostrassem mobilizados e confiantes para que os portugueses acreditassem no caminho seguido pela maioria.

Essas jornadas conjuntas aconteceram na sequência de divergências na coligação causadas pelo anúncio de uma descida da Taxa Social Única (TSU) paga pelas empresas à custa do aumento das contribuições dos trabalhadores, alterações contestadas pelo CDS-PP e que entretanto foram dadas como afastadas.

PSD e CDS-PP terão novas jornadas parlamentares conjuntas a 28 e 29 deste mês, poucos dias antes da discussão e votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2014, marcadas para 31 de outubro e 1 de novembro.