Vítor Bento pode estar de saída da administração Novo Banco, avança o Expresso.

De acordo com o semanário, o Governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, já está a fazer contatos para substituir a equipa constituída por Vítor Bento, José Honório, que ocupa o cargo de vice-presidente, e João Moreira Rato, que transitou da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

A equipa queria um projeto de médio prazo, mas o governador do BdP quer vender o mais depressa possível.

A notícia surge depois dos três administradores se terem manifestado «várias vezes indisponíveis para liderar um projeto diferente daquele para o qual tinham sido convidados».

Contatado pela TVI, o gabinete de Vítor Bento não comentou a notícia do Expresso, acrescentando apenas «que a saída de Vítor Bento tem sido motivo de muita especulação nas últimas semanas» e remetendo comentários para mais tarde.

Novo Banco está para ficar, assegura Vítor Bento

O presidente da instituição, Vítor Bento, tem defendido que o Novo Banco não deve ser um mero banco transitório, mas um player de direito próprio.

A 4 de setembro, o plano estratégico do Novo Banco começou a ser elaborado com a assessoria da consultora McKinsey e a administração da instituição afirmava que o banco estava no mercado para ficar e não para ser vendido de forma apressada.

Essa posição foi expressa numa mensagem enviada aos colaboradores e falava numa visão «que se traduza num crescimento sustentado de receitas, numa melhoria da produtividade comercial e das funções de suporte, de utilização eficiente dos recursos necessários e de otimização de base do capital».

Quando assumiu a liderança do Novo Banco, Vítor Bento garantiu que estavam afastadas as «incertezas que ameaçavam a instituição».

«Tenho o prazer de ter sido nomeado para liderar o Novo Banco. Para os nossos clientes e colaboradores apenas uma coisa mudou - o seu Banco está agora mais forte e seguro que antes. As incertezas que ameaçavam a instituição nos últimos tempos foram afastadas», podia ler-se no comunicado enviado às redações.