A empresa tecnológica Foxconn de Taiwan assinou uma carta de intenções para investir até um bilião de dólares na Indonésia, uma medida que segue a estratégia de diversificação da produção fora da China, noticiou a AFP.

A Foxconn informou que os investimentos até bilião de dólares (cerca de 733 mil milhões de euros) seriam feitos na província de Jacarta, com melhores infraestruturas do que outras regiões naquele país.

«Contamos apresentar planos de investimento mais detalhados às autoridades da Indonésia e de Jacarta nos próximos três meses», disse à AFP um responsável da empresa.

Os investimentos seriam concluídos no prazo de três a cinco anos em áreas que incluem o design de software eletrónico, e negócios na Internet para a produção e montagem de produtos eletrónicos.

A medida faz parte dos esforços do grupo para diversificar os investimentos além da China, onde detém unidades para a produção de produtos para a Apple - incluindo iPhones -, Sony e Nokia.

O grupo emprega cerca de um milhão de trabalhadores na China, cerca de metade dos quais na sua principal fábrica na cidade de Shenzhen.

A Foxconn anunciou no final de 2013 que planeava gastar 40 milhões de dólares (cerca de 29 milhões de euros) nas unidades de produção e desenvolvimento dos Estados Unidos.

O grupo tem fábricas em mais de 10 países, incluindo o Vietname, Brasil e México.