A ANA vai investir mais de 74 milhões de euros em 2016 nos aeroportos de Lisboa, Faro, Porto, Funchal e Açores com remodelações e reformulações, anunciou hoje o presidente da gestora aeroportuária, Ponce de Leão.

No aeroporto de Lisboa, o investimento rondará os 33,5 milhões de euros, o que prevê reformulação das áreas de controlo, melhoria da capacidade de ‘check-in', de despacho de bagagem e do controlo de segurança no terminal 1, que já estão em curso e estarão concluídas em maio.

Fruto do aumento da procura das companhias de baixo custo (‘low cost'), que utilizam o terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, vão também avançar obras neste terminal no valor de 2,6 milhões de euros, que passam pelo aumento da capacidade do controlo de segurança dos passageiros, aumento da área de embarque e de pré-embarque, que deverão estar concluídas já no verão, segundo Ponce de Leão.

"O investimento no terminal 2 não estava previsto, mas num período rápido foram encontradas soluções criativas para resolver estrangulamento do terminal 2", adiantou o gestor em conferência de imprensa.

O aeroporto de Faro receberá o segundo maior investimento da ANA este ano, que deverá atingir os 25 milhões de euros, de um total de 35 milhões de euros orçamentados, que prevê uma remodelação profunda do terminal de passageiros.

O investimento nos aeroportos dos Açores - que mais cresceram em 2015 na sequência da liberalização do transporte aéreo - será de 5,9 milhões de euros, segundo os dados divulgados hoje.

Já o aeroporto do Funchal receberá melhorias na eficiência operacional, no valor de quatro milhões de euros, e o aeroporto do Porto de 3,9 milhões de euros.