A Comissão Europeia acredita que é possível que o Eurogrupo chegue a um acordo sobre a Grécia «num futuro previsível», se todas as partes forem razoáveis, disse esta sexta-feira o porta-voz do executivo comunitário, Margiritis Schinas.

«Estamos confiantes de que é possível chegar a um acordo num futuro previsível, se todos forem razoáveis, mas ainda não chegámos a esse ponto», disse, na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia.

A porta-voz de Angela Merkel disse esta quinta-feira que a proposta de extensão apresentada pelo governo grego é um «bom sinal», mas não ainda o suficiente.

O primeiro-ministro grego sublinha que está seguro de que o pedido de extensão do empréstimo por seis meses,  realizado formalmente na quinta-feira, será aceite pelos credores europeus,  apesar das objeções de Berlim e pede uma decisão política histórica. 

Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se esta sexta-feira a partir das 15:30 (hora de Lisboa), em Bruxelas, numa terceira tentativa de acordo sobre o pós-programa de ajustamento da troika, na Grécia, numa semana.