A taxa de desemprego (15 a 74 anos) ajustada de sazonalidade estimada para outubro de 2014 foi 13,4%, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. O valor é superior, em 0,1 pontos percentuais, ao estimado para setembro de 2014.

A população desempregada ajustada de sazonalidade foi estimada em 688,3 mil pessoas, o que representa um aumento de 0,4% face a setembro de 2014.

Já no caso da população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, foi estimada em 4 456,1 mil pessoas, mantendo-se inalterada face ao mês anterior. Diz o INE que esta evolução recente surge após um período de sete meses consecutivos de crescimento continuado no emprego.

O INE inicia assim esta quinta-feira a publicação mensal de estimativas do Inquérito ao Emprego para os principais indicadores do mercado de trabalho (população empregada e desempregada, por sexo e grupo etário, e taxas correspondentes) em complemento da publicação das estimativas trimestrais habituais.

«Com esta iniciativa, o INE pretende dotar os utilizadores de informação atualizada mensalmente sobre a evolução do mercado de trabalho que permita, ao mesmo tempo, um quadro de leitura mais completo do que aquele até agora proporcionado pelo Eurostat na divulgação mensal de estimativas da população desempregada e da taxa de desemprego para Portugal», revela o instituto na nota divulgada no seu site.