Portugal é o país com o 7.º nível de evasão fiscal mais baixo da União Europeia, de acordo com o relatório publicado em setembro de pela Comissão Europeia (Study to quantify and analyse the VAT Gap in the EU Member States 2015).  Segundo este estudo, o nível de evasão fiscal em IVA (GAP do IVA) em Portugal, foi de 9% em 2013.

À frente de Portugal encontram-se apenas seis países, incluindo países nórdicos, sendo que o nível de evasão em Portugal é praticamente igual ao de França, o país classificado em 6.º lugar e, muito inferior às economias como a da Alemanha (11,2%), da Dinamarca (9,3%), do Reino Unido (9,8%), de Espanha (16,5%) e de Itália (33,6%).

"Com o reforço das medidas de combate à fraude e evasão que têm vindo a ser implementadas desde 2012, com especial enfoque no sistema e-fatura e em outras metodologias de combate à fraude, entretanto adotadas, as expetativas sobre a redução do nível de evasão em Portugal são ainda mais promissoras", sublinha o Ministério das Finanças em comunicado.