As exportações aumentaram 6,1% e as importações subiram 10,6% em agosto deste ano face ao mesmo mês de 2015, tendo o défice da balança comercial aumentado 248 milhões, para 1.160 milhões de euros, informou hoje o INE.

De acordo com os dados relativos ao comércio internacional de Portugal divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no trimestre terminado em agosto de 2016, as exportações de bens diminuíram 0,8% e as importações aumentaram 0,1%, em termos homólogos (-2,3% e -3,9%, respetivamente, no trimestre terminado em julho de 2016).

Em julho, as exportações e as importações de bens tinham registado recuos homólogos de 4,6% e de 7,3%, respetivamente.

Volume de negócios na indústria recupera

O volume de negócios na indústria aumentou 2,8% em agosto, em termos homólogos, depois de uma queda de 5,3% no mês anterior, segundo dados também divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com o INE, "esta evolução pode ser parcialmente explicada pela diferença de dias úteis (julho com menos dois dias úteis e agosto com mais um dia útil que nos meses homólogos)"

O principal contributo para a variação do índice total foi dado pelo agrupamento de bens de consumo, com uma variação homóloga de 12,3% em agosto (-2% no mês precedente).