O fundo de investimento que concentra os principais ativos imobiliários e de desenvolvimento turístico da Herdade da Comporta já esta à venda, escreve o Jornal de Negócios.
 
A operação está a ser conduzida pelo BES investimento e no grupo de potenciais compradores figuram investidores americanos e chineses.
 
Tendo em conta que quase todos os ativos estão dados como garantia de um empréstimo contraído junto da Caixa Geral de Depósitos, uma parte do encaixe irá diretamente para o banco público.
 
A Herdade da Comporta é detida a 56,6% pela Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo que está em insolvência no Luxemburgo. A operação foi colocada no mercado depois da visita de enviados do tribunal luxemburguês a Lisboa, na semana passada.
A grande parte dos ativos do fundo estão dados como garantia de um empréstimo de cerca de 100 milhões de euros junto da Caixa Geral de Depósitos. No final de 2013, o crédito totalizava os 106 milhões e beneficiava das garantias reais avaliadas em 255,6 milhões, segundo o relatório de gestão do fundo.