O fundo de investimento norte-americano Baupost aumentou a participação no Banco Espírito Santo (BES), passando a deter agora mais de 2% do seu capital, anunciou hoje a instituição financeira em comunicado.

De acordo com o documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no dia 03 de julho a Baupost Group adquiriu, fora de bolsa, um total de 48,1 milhões de ações do BES.

Após esta operação, a Baupost passou a deter um total de 127.398.763 ações do BES, correspondentes a uma participação de 2,27% no capital social da empresa.

Esta participação está dividida entre vários fundos geridos pelo grupo.

As ações do BES foram suspensas ao final da manhã de hoje pelo regulador do mercado, a CMVM, depois do Espírito Santo Financial Group (ESFG) ter pedido ao início da manhã a suspensão da negociação de ações e obrigações em Lisboa e no Luxemburgo.

Os títulos do ESFG negociaram hoje pela última vez às 09:02, altura em que seguiam a perder 8,9% para 1,19 euros, enquanto os do BES perdiam mais de 17%, a valer 0,51 euros, aquando a suspensão, como escreve a Lusa.