São 125.491 os veículos afetados em Portugal pela fraude cometida pelo grupo Volkswagen, segundo o relatório preliminar apresentado esta sexta-feira pelo grupo de trabalho criado pelo Governo. 

Ao certo, há em Portugal 102.140 mil veículos das marcas Volkswagen, Audi e Skoda nesta situação e mais 23.351 da marca Seat.

No total, são assim 125.491 os veículos com dispositivos que manipulam os dados quanto à emissão de poluentes.

Os efeitos da fraude da Volkswagen são menores em Portugal porque os veículos afetados representam 4,8% do total de ligeiros a diesel e 2,8% da frota nacional, segundo o secretário de Estado do Ambiente. 

"Proporcionalmente, em Portugal o impacto será menor do que em países como a Espanha ou a França, porque o número de veículos afetados é menor", disse Paulo Lemos num encontro com jornalistas, no Ministério da Economia, para apresentação do Relatório Preliminar.

De acordo com o documento, existem em Portugal cerca de 4 milhões de veículos, "pelo que os veículos afetados representam uma percentagem diminuta do total da frota".

O relatório refere também que ainda não tem informação suficiente para calcular, com rigor, os impactos fiscais decorrentes da fraude.

"Para tal será necessário conhecer o número de veículos que foram objeto de adulterações, os valores reais das emissões de CO2 e o período temporal em que as referidas adulterações ocorreram", diz o documento.

O Governo reafirmou que acionará todos os meios legais e operacionais para recuperar junto do grupo Volkswagen a receita fiscal que possa estar em falta em resultado da adulteração das emissões poluentes.

A secretaria de Estado da Economia garantiu que o grupo de trabalho vai continuar a trabalhar em articulação com a SIVA e com a SEAT Portugal, para esclarecer todos os pormenores relacionados com a recolha de veículos para a sua reparação de modo a salvaguardar todos os interesses dos proprietários.

"A Volkswagem tem dado uma garantia de transparência nesta questão, dando uma garantia adicional a todos os proprietários, porque quer resolver os problemas de todos os carros afetados"


Vera Rodrigues anunciou que uma delegação do grupo de trabalho vai dia 24 à Alemanha para fazer uma visita técnica ao KBA, a autoridade de homologação alemã que está a monotorizar esta matéria.

A delegação será constituída por um representante da Direção Geral do Consumo, outro do Instituto de Mobilidade e Transportes e outro da Agência Portuguesa do Ambiente. "Vamos fazer esta visita técnica para tentar obter informação mais apurada sobre as emissões de CO2".

A 18 de setembro foram conhecidos publicamente os resultados de testes a emissões poluentes de viaturas equipadas com motores diesel do grupo Volkswagen. Conclui-se que há viaturas equipadas com um dispositivo que permite a manipulação de informação relativa a emissões poluentes, tendo o grupo alemão admitido a existência em todo o mundo de 11 milhões de carros nestas circunstâncias.

Quando foi conhecido o escândalo, o Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar o impacto da fraude da Volkswagen.

O grupo Volkswagen detém em Portugal a fábrica da Autoeuropa, que no entanto parece não estar a sofrer grande impacto, uma vez que os trabalhadores vão ter um  aumento salarial de 1,5%. Contas feitas são, "no mínimo", mais 20 euros que os funcionários levam para casa