A Portucel vai construir uma fábrica de pellets na Carolina do Sul (Estados Unidos da América), um investimento global que a empresa estima ser de 110 milhões de dólares (88,4 milhões de euros).

Com uma capacidade instalada de 460 mil toneladas, a unidade estará pronta a funcionar no terceiro trimestre de 2016.

«Esta fábrica constitui uma atrativa oportunidade de investimento para o Grupo, que assim poderá alavancar a sua experiência em matéria de transformação florestal e processos industriais, entrando na promissora área da bioenergia, como se sabe uma alternativa renovável e sustentável à utilização de combustíveis fósseis», explicou a empresa em comunicado.

Localizada na região de Geenwood, «a futura unidade fabril beneficiará de condições muito favoráveis em termos de matéria-prima florestal e de energia, tendo já negociado contratos de fornecimento com preço fixo para um prazo de 10 anos e garantido, desde logo, a venda de 70% da sua produção», acrescenta a nota.

A empresa anunciou ainda, em comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários, que assinou um acordo com a CFI, que passa a deter 20% da Portucel Moçambique.

O grupo Portucel Soporcel é o segundo maior exportador em Portugal, sendo o que gera o maior Valor Acrescentado Nacional, representando cerca de 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens.
As vendas do Grupo têm como destino 127 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA.