Os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar na semana que vem, a julgar pela evolução registada esta semana pelas cotações dos derivados do petróleo durante esta semana.

«A evolução das cotações, como se pode observar no final na ponta final do gráfico, foi de subida mais ou menos acentuada, tanto para o gasóleo com o para a gasolina», afirmou fonte do setor à TVI24.pt.

«Uma das razões para esta subida é a crise no Egito. Sempre que há instabilidade em algum país do Médio Oriente, esta tem reflexo inevitável nos preços», explicou.

Outro motivo é a queda do euro face ao dólar. «O agudizar da crise financeira na Europa (em boa parte devido à crise política em Portugal) e a inevitável queda na cotação do euro», acabou por tornar «mais caros estes produtos para os consumidores europeus» . Além disso, «a diminuição da taxa de desemprego nos EUA em junho também contribuiu para reforçar as perspetivas económicas norte-americanas, fazendo subir a cotação do dólar face ao euro».

Tendo em conta a evolução das cotações durante esta semana, é de esperar uma subida entre 1,5 e 2 cêntimos por litro no preço dos combustíveis na semana que vem, invertendo as descidas de preço registadas em ambos os combustíveis na última semana.