O Governo aprovou esta quinta-feira um aumento de 1% dos preços dos transportes a partir de janeiro e o alargamento da cobertura do passe Navegante Rede às deslocações ferroviárias entre as estações de Lisboa e Algés, Amadora e Bobadela.

Na segunda-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, já tinha avançado à Lusa que o aumento do preço dos transportes públicos seria de 1% a partir de 01 de janeiro, em linha com a inflação esperada para 2014.

Segundo uma informação divulgada esta quinta-feira pelo Ministério da Economia, o Governo aprovou também uma recomendação da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa que prevê a integração das deslocações ferroviárias entre as estações da cidade de Lisboa e as estações de Algés, Amadora e Bobadela na cobertura do passe Navegante Rede.

O ministério afirma que esta medida abrange mais de 240.000 passes vendidos por ano.

O passe Navegante Rede 30 dias é, atualmente, válido na cidade de Lisboa em toda a rede da Carris e do Metro e nos percursos urbanos de Lisboa da CP.

No início deste ano, o preço dos transportes públicos registou um aumento médio de 0,9%, depois de aumentos de 4,5% (em janeiro de 2011, decidido ainda pelo Governo de José Sócrates), 15% (aumento extraordinário decidido pelo atual Governo em agosto de 2011) e 5% (em 2012).