O preço da gasolina baixou esta segunda-feira, tal como se previa, seguindo a tendência registada durante a semana passada pela cotação deste derivado do petróleo nos mercados internacionais.

A Galp Energia, que costuma atualizar os preços logo no início da semana (às 00:00 horas de segunda-feira), desceu o valor de referência da gasolina sem chumbo de 95 octanas um cêntimo por litro, para os 1,579 euros.

Esta foi a quinta descida consecutiva no preço da gasolina que, desde o início de setembro, ficou 9,5 cêntimos mais barata.

As outras grandes petrolíferas a operar no mercado nacional ainda não procederam a qualquer alteração, mas poderão seguir este movimento nos próximos dias. Para já, a gasolina mantém-se nos 1,599 euros por litro na BP, nos 1,589 euros por litro na Repsol e nos 1,594 euros na Cepsa.

No gasóleo não se registaram quaisquer atualizações de preço em nenhuma das quatro grandes petrolíferas. Assim, o valor de referência mantém-se nos 1,414 euros na Galp, e nos 1,419 euros na BP, Repsol e Cepsa.

Tanto na gasolina como no diesel os valores de referência atuais encontram-se cerca de quatro cêntimos abaixo dos preços praticados no início do ano.