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Isto é seguro?

A empresa acredita que, apesar de esta nova tecnologia dispensar a marcação do PIN, ela não levanta questões de segurança, em caso de roubo ou extravio dos cartões, porque «permite apenas a realização de pagamentos de baixo valor, até um máximo de 20 euros».

Além disso, explica, «para evitar a utilização fraudulenta, em caso de roubo ou extravio do cartão, a tecnologia contactless limita a realização sem a introdução do código PIN quando é atingido um valor máximo definido pelo emissor do cartão, independentemente do período decorrido entre as operações. Quando este valor é excedido, o TPA solicita a introdução do código PIN».

Em caso de roubo ou extravio, o titular do cartão deverá comunicar o sucedido e solicitar o cancelamento do cartão à entidade emissora do cartão, banco ou instituição financeira. «Como tal, até ser feita a comunicação do roubo ou extravio do cartão à respetiva entidade emissora, o montante utilizado indevidamente é da responsabilidade do titular», admite a Unicre. «Após essa comunicação e pedido de cancelamento, é da responsabilidade da entidade emissora do cartão restituir o valor utilizado indevidamente ao titular do cartão».