Mais um Natal passou e, provavelmente, acumulou mais uns presentes a que não acha muita graça. Mais meias do que alguma vez conseguirá usar, gravatas que não vão bem com nenhum dos seus fatos, camisolas, perfumes, cremes ou gel de banho que jamais usaria... nós damos-lhe algumas sugestões para se desfazer dos presentes de Natal indesejados, sem desperdiçar dinheiro.

A ideia mais óbvia é trocar o que não quer. Se o presentinho vem com talão de troca pode dirigir-se à loja e trocar por outro produto mais ao seu agrado.

Mas atenção: estes dias a seguir ao Natal costumam ser uma correria às trocas, até porque já começaram as promoções e muitas pessoas aproveitam para trocar um produto por dois ou três, que agora valem o mesmo dinheiro. Por isso, encha-se de coragem, e enfrente a multidão, ou arrisca-se a encontrar tudo escolhido daqui a alguns dias.

Antes de ir à loja, verifique se o talão ainda está dentro do prazo de troca. A maioria dos portugueses deixa as compras para os últimos dias, mas há cada vez mais pessoas que compram os presentes o mais cedo possível, por vezes com meses de antecedência. O problema das compras antecipadas é que agora já passou o prazo para a devolução.

Outra opção bastante popular é a «reciclagem» de presentes. Ou seja, oferecê-los a outra pessoa. Lá porque você não aprecia, não quer dizer que não exista ninguém das suas relações que goste. Afinal, os gostos são todos diferentes. Mas atenção: mantenha uma listinha com o nome da pessoa que lhe ofereceu cada presente para não cometer o deslize de oferecer uma coisa à mesma pessoa que lha tinha oferecido a si.

Se não dá para trocar nem para «reciclar», talvez possa vender. Há muitos sites onde pode vender os artigos que não usa. O eBay continua a ser um dos mais populares, mas há também muitos a nível nacional, onde cada um pode vender o que quiser e onde o comprador oferece o que acha justo pelo produto. O custojusto.pt ou o OLX são alguns exemplos.

Outra opção que também pode passar pela Internet é trocar o seu presente por outro que queira realmente. Claro que pode sempre trocar o perfume de que não gostou pelo colar que a sua amiga não quer, mas se não encontrar ninguém disposto a ficar com o seu presente indesejado, pode sempre recorrer aos sites de trocas, cada vez mais na moda, não só em Portugal mas um pouco por todo o mundo. Em Portugal pode optar pelo TrocasOnline.com, entre outros.

Por fim, se nenhuma destas opções lhe agradou, dê o seu presente, que é inútil para si, a quem dele mais precisa. Afinal, é Natal. Igrejas, lojas solidárias e muitas associações e organizações aceitam tudo o que lhes quiser e puder doar, para transmitirem aos mais necessitados.